O WhatsApp Business API foi liberado. Entenda as mudanças anunciadas pela Meta, quais as vantagens e como usar em sua empresa!
O WhatsApp Business API foi, finalmente, liberado e agora as empresas podem ter sua comunicação com clientes totalmente integrada, sem tantos custos.
Desde 2018, quando o WhatsApp lançou sua API para médias e grandes empresas, a comunicação em escala com clientes foi transformada. Afinal, o aplicativo conta com bilhões de usuários em todo o mundo.
O desafio de atingir e atender um extenso número de pessoas ao mesmo tempo se tornou possível, mas, com um problema: a solução era paga e, para que as empresas integrassem seus sistemas ao aplicativo de mensagens, era necessário um terceiro — que seria um parceiro autorizado pela Meta, os Business Solution Providers (BSP).
Com a novidade do WhatsApp Business Cloud API, anunciada recentemente durante o evento Conversations, pela Meta (antigo Facebook, que controla o WhatsApp), a situação mudou!
WhatsApp Business API: o que mudou?
Basicamente, agora que o WhatsApp Business API foi liberado, empresas de todos os portes podem ter acesso à solução, em mais um passo para facilitar o relacionamento com o consumidor. Isso irá personalizar e otimizar a experiência do cliente com um atendimento mais eficiente e integrado.
Agora, a integração API WhatsApp pode ser feita com qualquer solução, sem a necessidade dos BSPs. Com isso, as empresas conseguem reduzir os custos, uma vez que não precisam mais contratar uma corporação que faça a intermediação. Basta ter um CRM integrado ao WhatsApp, sem nenhum custo adicional.
O anúncio do WhatsApp Business Cloud API foi feito pela Meta no dia 19 de maio de 2022. Em suas redes sociais, o CEO da Meta Mark Zuckerberg publicou (em tradução livre):
“Hoje estamos lançando a API do WhatsApp Cloud para qualquer empresa, de qualquer tamanho, de todo o mundo. Isso permitirá que empresas e desenvolvedores usem o WhatsApp para personalizar suas experiências e responder aos clientes de maneira rápida e fácil. As melhores experiências de negócios encontram as pessoas onde elas estão e esse lugar é o WhatsApp, por isso, estou animado para esse lançamento para empresas em todos os lugares.”
Principais recursos da API do WhatsApp Business
A principal vantagem que a API WhatsApp Business trouxe ao mercado foi possibilitar que as empresas automatizassem suas conversas com os clientes, desde a pré-venda ao pós-venda. E isso trouxe escalabilidade, velocidade e uma melhor experiência do cliente.
A solução, permite:
Transmitir mensagens e lembretes com notificações em massa.
Integrar ferramentas como CRM e Analytics ao chatbot do WhatsApp, potencializando o uso dos dados e tornando-o mais inteligente ao negócio.
Ter o Green Tick, que é o perfil verificado do WhatsApp Business, o que dá ao negócio mais credibilidade perante o cliente.
Ter suporte 24h para o chatbot, mensagens programadas e interativas no WhatsApp.
Ter acesso multiagente para atendimento ao cliente, ou seja, múltiplos atendentes (não há um número limite) conseguem usar o chatbot e conversar com os clientes simultaneamente, com um número de telefone apenas.
Quais foram as principais mudanças?
Redução de custos: se antes era preciso contratar um serviço intermediário de API para usar o WhatsApp Business — os BSPs —, agora as empresas estão mais livres para utilizar seus próprios sistemas.
Manutenção e capacidade de processamento: a Meta agora garante que esses serviços, junto com a hospedagem, sejam fornecidos às empresas para utilizarem o API na nuvem.
Micro e pequenas: agora empresas de todos os portes podem ter acesso ao WhatsApp API Web e chatbot Whatsapp API.
Como vai funcionar a cobrança do WhatsApp Business?
Antes da liberação, as empresas pagavam para usar o API do WhatsApp Business em um modelo que funcionava pelo número de mensagens enviadas.
Agora, para incentivar que as empresas interajam com mais qualidade com seus clientes, a Meta alterou o modelo de cobrança, que passa a funcionar por conversas, que incluem todas as mensagens entregues em um período de 24 horas.
Isso estimula que as empresas respondam os seus clientes mais rapidamente e com mais frequência, sem pagar a mais.
Com base nesse modelo, haverá variação de preço de acordo com quem iniciou a conversa (cliente ou empresa) e do tempo que a conversa se prolongar.
Outra boa notícia é que todas as contas do WhatsApp Business terão 1.000 conversas gratuitas por mês. Depois, inicia-se a cobrança e o pagamento passa a ser direto para o WhatsApp e não mais para os BSPs.
Quais as principais vantagens para a comunicação com o público?
Agora, com a liberação do WhatsApp Business API, os melhores sistemas de atendimento digital devem agregar o WhatsApp Business, sem custo adicional ao cliente.
Basicamente, a liberação do WhatsApp Business API vai permitir que todas as empresas se comuniquem facilmente com os clientes e, com isso, otimizem seus custos e processos de marketing e relacionamento.
Uma empresa que ainda não usa o WhatsApp (que é a principal rede de mensagens do mundo hoje) está competitivamente atrás dos concorrentes, veja só alguns dados divulgados pela Meta:
7 de 10 pessoas se sentem mais conectadas a um negócio que elas podem mandar mensagens
65% dos consumidores preferem mensagens a e-mail ou telefonemas
Até 2025, 80% dos consumidores de empresas de serviços irão abandonar os aplicativos nativos em troca de plataformas de mensagens terceirizadas
50% dos adultos norte-americanos e 62% entre 24 e 34 anos que estão online usam a tecnologia do chat para fazer compras
1 bilhão de pessoas mandam mensagens para empresas toda semana
50% das vendas da C&A no Brasil foram feitas pelo WhatsApp, cerca de R$ 450 milhões
A troca de mensagens entre consumidores e empresas cresceu mais de 50% só em 2021
Além disso, 96% dos brasileiros (120 milhões de contas) usam o WhatsApp como seu meio predileto para mandar mensagens, de acordo com o Statista.
Isto significa que sua empresa pode se beneficiar muito por atender o cliente no espaço onde ele mais está e mais se sente à vontade.
Por que usar chatbot para Whatsapp Business?
Já adotados pelas grandes empresas, agora as pequenas e médias também podem usar a API e o chatbot para automatizar suas conversas com clientes.
Os robôs de mensagem funcionam por meio de Inteligência Artificial, para que o contato com o cliente seja muito mais ágil e de qualidade. Imagine com quantas pessoas o robô pode iniciar conversas, que funcionários não conseguiriam!
Fonte: https://www.sydle.com